Ministerios no Brasil

Impulsionadas (os) pelos apelos da Reconfiguração organizamos nossas atividades apostólicas a partir de seis grandes ministérios, cada um com um (a) coordenador (a) cujo mandato é de dois anos renováveis:

Encontro Sion School

Encontro Sion School

Pastoral Vocacional – Seu objetivo é dar suporte necessário para o discernimento vocacional dos jovens que buscam responder ao chamado de Nosso Senhor: Vinde e vede (Jo 1, 39), sobretudo, na vivência de nosso carisma e missão. Neste trabalho não contamos somente com os membros efetivos desta equipe (Irs. Claudina, Irailde, Maria Cecília e Renata), mas também com cada irmã do Brasil, apostólica e contemplativa, com os irmãos, associados e amigos de Sion e ainda com os setores das pastorais das vocações e das juventudes dos nossos colégios e das dioceses da Igreja local. Enfim, para atingir nosso objetivo, utilizamos diferentes estratégias, dentre elas, destacamos a participação na Feira Vocacional, evento que aconteceu no Rio – julho de 2013, promovido pela Jornada Mundial da Juventude (Ir. Renata).

Educação e Inclusão Social – No Brasil há 5 Colégios de Sion: dois em São Paulo, dois no Paraná e um no Rio de Janeiro. O projeto pedagógico de cada um é independente, considerando suas particularidades regionais. O “Grupo de Integração” formado por irmãs e leigos é responsável por gerir os Colégios garantindo qualidade de ensino e a vivência do Carisma. Atividades conjuntas entre alunos e funcionários acontecem regularmente, como por exemplo, o Encontro da Juventude Sionense, para alunos do Ensino Médio, também encontros ecumênicos e inter-religiosos são promovidos.

As Escolas ajudam a manter as obras sociais da Congregação no Brasil, presentes em regiões menos favorecidas. No principio, o Ministério Inclusão Social estava diretamente ligado ao Ministério da Educação, hoje tem uma coordenadora própria, porém ambos caminham juntos (Ir. Vaneide).

Finanças e Administração – Tem por objetivo administrar bens que não são nossa propriedade, mas que a Congregação nos confia para servir melhor às irmãs e quem mais precisa, garantindo nossa missão na Igreja (cf. Const. 124 e 126).

Formation

Formation

Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso – Somos um grupo de 10 irmãs. No início de nossas atividades tivemos um encontro de dois dias na Fazenda Tabor (São Paulo), 13-15 de abril de 2012. Objetivo: conhecer um pouco o interesse e as atividades de cada membro do grupo. A partir desta data, temos tido diferentes trabalhos na área de Ecumenismo e de Diálogo Inter-religioso: estudo de documentos, partilha de trabalhos de conclusão de curso de dois membros do grupo na área do Diálogo Judeu-Cristão, partilha da experiência de cada uma na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Além disto, cada membro do grupo procura participar de atividades ecumênicas e do Diálogo-Judeu-Cristão na sua cidade (Ir. Gisa).

Formação 1ª e 2ª etapas – Somos um grupo de quatro irmãs. Nosso trabalho é mais interno e visa a formação das postulantes, das junioristas e da própria equipe. Este ano realizamos dois encontros para os membros da equipe, o último com a presença e a contribuição da Ir. Juliana (mestra de noviças). Em breve realizaremos o terceiro encontro com as formandas. Temas: Ano da Fé e Bíblia, em Sergipe; Judaísmo, em São Paulo; Aprofundamento da História dos Fundadores e a Vivência dos Votos e Ramain, em Curitiba (Ir. Jilvaneide).

Associados (as) e Amigos (as) – O grupo hoje é formado por seis leigos, coordenadores regionais (Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Santo Amaro e Divina Pastora) e duas Irmãs, Judite e Cida Duca. Tem como principais objetivos: identificar e motivar todos os leigos que tem afinidade com o carisma de Sion, participar nas obras das Irmãs de Sion dentro dos diversos ministérios, e de forma especial, definir cada vez mais o papel do leigo dentro da Congregação. Já foram realizados 4 encontros do ministério (dois em Divina Pastora, um em Salvador e um no Rio) procurando sempre realizar um momento de formação dentro do carisma de Sion. Um sonho é que o ministério possa ajudar no crescimento do número de leigos que venham a tornar-se amigos ou associados de Sion (Maurício).

Percebemos maior dinamismo e mais vida em nossa região já que cada ministério foi pensado para ter certa autonomia de ação, porém, sempre em consonância com a Equipe Local de Liderança e, na medida do possível, em conexão e sintonia com os demais ministérios. De modo geral todos trabalhamos bem de modo a tornarmos o Carisma de Sion mais visível e, portanto, mais conhecido.

Por Ir. Maria Jilvaneide dos Santos